No dia 30 de Abril, a APPDA-V teve o prazer de receber o Dr. Pedro Cabral como orador /formador da Conferência “Intervenção Terapêutica em Perturbações do Desenvolvimento: Perturbações do Espectro do Autismo”.
O DR. Pedro Cabral é Neuropediatra, coordenador da Unidade de Neuropediatria do Hospital São Francisco de Xavier e Director de Departamento de Neurociências do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental ( que incluiu o hospital de Egas Moniz, Sta. Cruz e São Francisco Xavier) e é ainda coordenador do grupo de Cirurgia do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental.
Os presentes foram unânimes em qualificar de Muito Bom a conferência, como se pode comprovar pelos comentários que anexamos a seguir
Ficou para nós claro o gosto que todos tiveram em ouvir o Dr. Pedro, pessoa de renome no que diz respeito à intervenção terapêutica com as nossas crianças e jovens.
O Dr. Pedro soube criar o desejo de mais conferências, o que nos incita e encoraja a organizar cada vez mais iniciativas como esta mas para tal precisamos que os nossos parceiros continuem a patrocinar estes Eventos.
Alguns comentários das fichas de avaliação:
“Sessão Excelente. Para todos os educadores e pais de crianças com dificuldades, com ênfase no autismo.”
“Vir novamente para abordar a afirmação: Nós só podemos ter acesso à linguagem através das experiências do nosso corpo.”
“Foi muito interessante e enriquecedor.”
“Mais tempo e mais vertente prática para Intervenção Terapêutica.”
“Era importante existir mais formação sobre o espectro do Autismo e formas de intervenção em Viseu.”
“Queria felicita-los pela excelente iniciativa. Foi fantástico e muito enriquecedor.”
“Enquanto pai de uma criança com o diagnóstico de PEA gostei muito de ouvir a palestra de hoje pela novidade e pela simplicidade do Palestrante muito longe daquele “ar de quem é dono da verdade” de muitos técnicos.
“Gostei muito mas acho que foi pouco tempo para explorar alguns temas como a questão da leitura”
“Sou mãe de uma menina recentemente diagnosticada e estou numa fase de grande “confusão”. Esta semana já tive a oportunidade de assistir a uma palestra da Doutora Prazeres e ao ouvi-la falar do filho e dos outros meninos autistas com tanto carinho e admiração fiquei comovida. Hoje com a palestra do Doutor Pedro senti um certo “conforto” e sinto-me mais capaz de tentar olhar a minha nova “situação” de forma diferente. Por isso os meus agradecimentos”.
“Interessante e inovador na forma de abordagem das questões. Já estou um pouco cansada de ouvir falar dos mesmos temas sempre dentro do mesmo formato.
“Gostaria que convidassem o Dr. uma próxima vez e sugerissem que abordasse a questão das estereotipias. Adorava saber o que ele pensa do assunto, devem-se contrariar ou não? Gostei muito parabéns por esta palestra”
“Aproveito para vos felicitar pelo excelente profissional que trouxeram à «nossa terra» – uma pessoa competente e acessível. O que é cada vez mais difícil encontrar.”